A legging é bastante usada para praticar atividades físicas, mas uma dúvida que ainda é comum entre revendedoras e usuárias da peça é: “Qual é o melhor tecido para legging de academia?“.
Pensando em tirar essa e outras dúvidas relacionadas, criamos esse artigo. Continue a leitura e veja:
- Por que usar legging em atividades físicas?
- Principais tipos de tecido de legging de academia
- Qual o melhor tecido para legging de academia?
- FAQ: dúvidas frequentes sobre o assunto
- Como a Cajubrasil pode ajudar
Por que usar legging em atividades físicas?
A legging se tornou uma das peças favoritas para treinos por unir conforto, funcionalidade e praticidade.
Diferentemente de outras calças esportivas, ela se ajusta perfeitamente ao corpo, acompanha os movimentos e oferece segurança durante a execução dos exercícios, características essenciais para quem busca desempenho e bem-estar.
Além disso, usar legging nas atividades físicas traz benefícios como conforto térmico, proteção para treinos ao ar livre, além do estilo!
– Leia também: Looks com calça legging: conheça 10 dicas para usar
Principais tipos de tecido de legging de academia
Existe uma infinidade de opções de legging disponíveis no mercado, fabricadas em diferentes tipos de tecidos, o que conferem características distintas a cada uma delas.
Os principais tipos de tecido de legging de academia são: Dry Fit de Poliamida, Dry Fit de Poliéster, Suplex Peluciado, Suplex Mescla, Lycra, Viscolycra e tecido com proteção UV.
Conheça melhor cada um a seguir!
1. Dry Fit de Poliamida

As peças de Poliamida são muito flexíveis e macias, assim, as calças leggings feitas desse material são super confortáveis, oferecendo grande mobilidade para os movimentos durante a prática das atividades físicas.
Além disso, o Dry Fit de Poliamida tem a função de absorção do suor, reduzindo a sensação de calor do corpo. Por isso, é um tipo de tecido ideal para a confecção de roupas de academia, já que as peças oferecerão mais resistência e durabilidade para as mulheres que preferem os treinos moderados, como é o caso da musculação e das aulas de dança, por exemplo.
2. Dry Fit de Poliéster

As roupas de academia confeccionadas em Poliéster têm características um pouco diferentes da Poliamida, visto que é um tipo de tecido um pouco mais grosso e rígido, então, as leggings desse material são menos flexíveis, mas por outro lado podem oferecer mais durabilidade e segurança sem deixar o conforto de lado.
Além disso, esse tecido de legging tem como característica ser muito versátil e prático, sendo ideal para os treinos mais pesados, como é o caso do crossfit, que está em alta atualmente, já que ele é mais grosso e resistente.
3. Suplex Peluciado

O Suplex Peluciado é composto de 90% de algodão e 10% de elastano, dando a textura de uma leve pelúcia no interior da calça. Por isso, as peças fabricadas com esse tipo de tecido possuem uma fibra flexível, macia, mas que proporciona durabilidade e resistência, sendo constantemente usado para confecção de roupas de academia, já que apresenta flexibilidade para maior liberdade de movimentos.
E por ter a característica de ser peluciada em seu interior, as calças legging feitas de Suplex de Poliéster são excelentes para a prática de esportes em temperaturas mais baixas, ou seja, é aquela peça ideal para você fazer a sua prática de exercícios físicos no inverno.
– Leia também: Treinar no frio: qual a importância e dicar de como fazer
4. Suplex mescla

O Suplex Mescla é um dos queridinhos para as roupas de academias e é uma variação do Poliéster, tanto que ele é feito de 84% de Poliéster e 16% de Elastano.
Justamente por possuir essas características, é um tecido firme e resistente, mais pesado que os anteriores, mas com características de sustentação e flexibilidade que é o que muitas mulheres buscam em uma calça legging de academia.
5. Lycra

Existem também as leggings desenvolvidas com fios de Lycra, que são muito resistentes e oferecem ótima compressão e foi um dos primeiros tecidos usados para a confecção de calças leggings.
A lycra é um tipo de tecido que promove ajuste perfeito ao corpo e que proporciona muito conforto, sendo uma ótima pedida para seus treinos ou mesmo para o uso no dia a dia.
6. Viscolycra
A Viscolycra também é uma opção de tecido para a confecção de roupas de academia, que consiste na combinação entre a viscose e o elastano em uma proporção de 93% e 7%, respectivamente.
Por isso, é um tipo de tecido que oferece grande elasticidade, que volta ao tamanho normal mesmo que seja bastante esticado, além de ter caimento leve no corpo e proporcionar maior conforto.
Além disso, as peças confeccionadas em Viscolycra são resistentes à água salgada e ao sol, sendo opções perfeitas para as mulheres que moram em cidades litorâneas e gostam de praticar atividades à beira-mar, por exemplo.
7. Tecido com Proteção UV

Algumas leggings também oferecem o benefício de bloquear os raios UV e proporcionando maior proteção para as mulheres que gostam de praticar exercícios ao ar livre.
Esses tecidos com proteção UV são obtidos a partir da confecção de peças com fios de dióxido de titânio ou outros tipos de tecidos que recebem um banho químico de aditivo de fotoproteção, que é o que garante a proteção necessária contra os raios ultravioleta, sendo muito importante para a prevenção de queimaduras e do câncer de pele.
– Saiba mais em: 4 tipos de leggings para usar em diferentes ocasiões
Qual o melhor tecido para legging de academia?
O melhor tecido para legging de academia depende do tipo de treino, do clima e das preferências de cada pessoa.
Mas uma das melhores opções com certeza são as leggins de Poliamida com proteção UV, sendo a opção mais flexível e confortável para os movimentos e que oferecerá a proteção adequada para você treinar também nos dias de sol.
Você sabia que a Cajubrasil é especialista em leggings de Poliamida com proteção UV? Seja para atacado ou varejo, você encontra peças de alta performance, design exclusivo e tecnologia têxtil pensada para o dia a dia ativo.
FAQ: dúvidas frequentes sobre o assunto
Separamos a seguir as principais dúvidas sobre o assunto. Confira:
Os principais tipos de tecido usados na confecção de leggings são: Dry Fit de Poliamida, Dry Fit de Poliéster, Suplex Peluciado, Suplex Mescla, Lycra, Viscolycra e tecidos com proteção UV. Cada um deles apresenta características específicas de conforto, flexibilidade, resistência e proteção.
O melhor tecido depende do tipo de treino, do clima e das preferências de quem usa. No entanto, as leggings de Poliamida com proteção UV se destacam por serem mais flexíveis, confortáveis, resistentes e ideais tanto para treinos internos quanto ao ar livre.
Tecidos mais firmes e estruturados, como o Suplex Mescla, o Dry Fit de Poliéster e leggings de Poliamida com maior gramatura, tendem a não ficar transparentes. Eles oferecem melhor cobertura e sustentação durante movimentos como agachamento e alongamentos.
Modelos confeccionados com tecidos mais pesados, firmes e com maior capacidade de compressão, como Suplex Mescla e Lycra, ajudam a disfarçar imperfeições e evitam que a legging marque celulite.
Tecidos com superfície mais lisa e compacta, como a Poliamida e a Lycra, costumam repelir pelos e fiapos. Eles possuem acabamento fino e toque suave, o que evita o acúmulo de pelinhos indesejados no dia a dia.
– Leia também: Legging empina bumbum: conheça a tendência e veja modelos
Como a Cajubrasil pode ajudar
Seja no atacado ou no varejo, você encontra na Cajubrasil uma linha completa de leggings e outras roupas fitness com tecnologia têxtil avançada, design exclusivo e acabamento impecável.
Quer elevar seu estoque ou seu desempenho? Conte com a Cajubrasil para ter leggings de alta performance que unem estilo, tecnologia e conforto em cada detalhe!

A Cajubrasil é uma marca referência em moda fitness e beachwear. No blog, a Equipe Cajubrasil compartilha conteúdos sobre moda, saúde e lifestyle. Também falamos sobre empreendedorismo e oportunidades de revenda, mostrando como transformar a paixão pela moda fitness em um negócio de sucesso.
